Modelo IS-LM (keynesiano completo) em economia fechada (i)

Hipóteses simplificadoras:

- Preços constantes;
- Economia fechada;

O IS-LM incorpora, além dos fatores já estudados no MKS, o comportamento do mercado monetário (LM).

Equilíbrio no mercado de bens (IS)

A curva IS demonstra as combinações de taxa de juros e níveis de produto que equilibram o mercado de bens. Ou seja, que fazem com que não haja excesso ou falta de oferta de um bem (Oferta Agregada = Demanda Agregada).

No modelo, a Demanda Agregada (DA) será composta por três partes, em uma economia fechada e com governo:

- Gastos em INVESTIMENTO: compostas de um componente autônomo (Ia) e outro componente dependente da taxa de juros (i), expressa na sensibilidade-juro do investimento (b), conforme a expressão abaixo:

I = Ia - b.i

"b" será maior ou igual a zero. Quando "b" é igual a zero, o investimento não depende da taxa de juros (modelo keynesiano simples, um dos casos extremos a serem estudados futuramente).

O investimento tem uma relação NEGATIVA com a taxa de juros.

- Governo: gastos autônomos em compras (Ga), transfere recursos para famílias (TR) e cobra impostos sobre uma alíquota (t).

- Gastos em Consumo: são função da renda, mas com governo eles irão incluir os gastos de parcela das transferências do governo (cTR, incluso no Ca), e os gastos em consumo da renda que resta após a cobrança de impostos [C . (Y - t.Y)].

A Demanda Agregada será correspondente à soma desses três componentes:

DA = C + I + G

Aplicando todas as fórmulas para equilíbrio

1. Y = C + I + G
2. C = Ca + c.TRa + c.Yd(1-t)
3. G = Ga
4. I = Ia - b.i

Teremos a seguinte fórmula, que expressa o equilíbrio IS:

Y = { 1/[1-c(1-t)] . [A - b.i] }

onde:

A = soma dos valores autônomos
1/[1-c(1-t)] = coeficiente (representado pela letra grega alfa)

Forma geral da IS (gráfico)

Graficamente, a IS se representa por uma reta negativamente inclinada (NW - SE), não podendo ser horizontal, e somente sendo vertical se b = 0.

Alterações no gráfico: uma alteração nos gastos (A) altera a posição da reta; uma alteração em "alfa" ou em "b" altera a inclinação da reta.

Política fiscal expansionista (PFE): a reta se desloca para direita. Ocorre quando há um aumento nos gastos (A) ou nas transferências (TR), ou uma queda nos tributos (t). Busca aumento de renda.

Política fiscal contracionista (PFC): a reta se desloca para esquerda. Ocorre quando há um aumento nos tributos (t), ou quando há queda nos gastos ou nas transferências. Se justifica para controle de inflação ou balanço de pagamentos.

Equilíbrio no mercado monetário (LM)
A curva LM demonstra o equilíbrio no mercado de ativos monetários (simplificadamente, composta por apenas dois tipos: moeda e títulos). A curva LM mostra as combinações de taxa de juros e produto que equilibram o mercado monetário (igualando oferta e demanda por moeda).

Por hipótese, a oferta de moeda será determinada exogenamente pelo Banco Central. Será dada por M, com a oferta real de moeda sendo dada por M/P.

A demanda indica qual a parcela da riqueza que será mantida na forma de moeda. Representada por L, é função positiva da renda (Y) e negativa dos juros (i).

A fórmula para representar seu equilíbrio é simples:

M/P = k.Y - h.i

M/P = oferta real de moeda
k = sensibilidade-renda da demanda por moeda
Y = renda
h = sensibilidade-juro da demanda por moeda
i = taxa de juros.

Pode-se representar também através de i = 1/h (k.Y - M/P), considerada a forma geral da LM.

M/P modifica a posição da reta, enquanto "k" e "h" modificam a sua inclinação.

A reta LM será formada pelos pares/combinações renda e taxa de juros, nas quais ocorre equilíbrio no mercado monetário (oferta de moeda = demanda por moeda). Será uma reta positivamente inclinada (SW - NE).

Política monetária expansionista (PME): a reta se desloca para direita. Ocorre quando há um aumento na oferta de moeda. Busca aumento de renda.

Política monetária contracionista (PMC): a reta se desloca para esquerda. Ocorre quando há uma redução na oferta de moeda. Se justifica para controle de inflação ou balanço de pagamentos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© 2009 | Vida de Concursando | Por Templates para Você