Protocolos

Já citados no tópico anterior, são conjuntos de regras. Na Internet, a principal família é a TCP/IP, formada por diversos protocolos, como os abaixo:

TCP / UDP / IP / HTTP / HTTPS / FTP / TFTP / TELNET / SSH / POP3 / IMAP / SMTP / SNMP / DHCP

A grande maioria dos protocolos opera na camada 7 (Aplicação), embora haja protocolos que operam na camada 6 (Apresentação), na camada 4 (Transporte) e na camada 3 (Rede). Abaixo, uma descrição básica de alguns deles:

HTTP (HyperText Transfer Protocol): protocolo usado na Internet para transmissão de páginas da WWW. Utilizado na camada 7.

HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure): é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada SSL (Secure Sockets Layer). Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos através de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente, através de certificados digitais.

TCP (Transmission Control Protocol): fornece um serviço de entrega de pacotes confiável, e orientado por conexão. Executa a segmentação e reagrupamento de grandes blocos de dados enviado pelos programas, e garante o sequenciamento adequado e entrega ordenada de dados segmentados. Envia mensagens positivas dependendo do recebimento bem-sucedido dos dados.

UDP (User Datagram Protocol): protocolo mais simples, não é orientado por conexão. Não verifica nem se o destino está online, ou seja, não há uma confiabilidade no recebimento da resposta. Mas é mais rápido do que o TCP, pelo fato de não haver uma verificação prévia.

ARP (Address Resolution Protocol): é um protocolo usado para encontrar um endereço MAC a partir do endereço IP. O RARP (Reverse ARP) é usado para associar um endereço MAC conhecido a um endereço IP.

ICMP (Internet Control Message Protocol): protocolo de manutenção que relata erros e permite conectividade simples. É usado pela ferramenta PING.

FTP (File Transfer Protocol): protocolo usado na transferência de arquivos. Há o TFTP (Trivial FTP), que utiliza portas UDP (ao contrário do FTP, que usa as portas TCP), e assim não tem verificação de erros ou recursos de segurança.

TELNET: protocolo que permite o acesso remoto, permitindo que se acesse uma máquina à distância, usando a Internet. Está sendo substituído pelo SSH (Secure Shell), que utiliza criptografia.

POP3 (Post Office Protocol): usado na recepção de e-mails, para acessar o servidor POP para transferir e-mails armazenados no servidos para o computador local do usuário. Após o recebimento, os e-mails são excluídos do servidor.

IMAP (Internet Message Access Protocol): também usado para recepção de e-mails, superior em recursos ao POP. A versão atual é o IMAP4. É possível sincronizar o computador local com as cópias das mensagens arquivadas no servidor.

SMTP (Simple Mail Transfer Protocol): protocolo simples, usado para envio de e-mails.

SNMP (Simple Network Management Protocol): protocolo de gerenciamento de rede simples. É um protocolo de rede usado para fornecer informações de status sobre um host em uma rede TCP/IP. Usa portas UDP.

DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol): protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica com concessão de endereços IP de host, distribuindo outros parâmetros de configuração para clientes de rede qualificados. Fornece uma configuração de rede TCP/IP segura, confiável e simples, evita conflitos de endereço e ajuda a preservar a utilização de endereços IP de clientes na rede.

2 comentários:

Unknown disse...

Excelente!

ednshost disse...

bem explicado... parabéns!

Postar um comentário

 
© 2009 | Vida de Concursando | Por Templates para Você