Informática: Conceitos de Hardware

Inicialmente, uma pequena exibição de uma série de conceitos aprendidos durante a primeira aula propriamente dita - depois daquelas intermináveis aulas de nivelamento.

Conceitos Iniciais de Hardware

Informática - ciência que estuda a informação, buscando formas de agilizar o processo de transformação de dados em informações.

Processamento de Dados - o computador se divide em hardware (parte física) e software (parte lógica).

Há, através desses componentes, a entrada e processamento de dados, a saída e armazenamento das informações. Em um sistema, há o chamado peopleware (os usuários).

Medidas de armazenamento - bit - byte (8 bits) - KB - MB - GB - TB - PB

CPU - o processador do computador.

Hyper-Threading - os processadores com tecnologia HT operam como dois processadores virtuais, permitindo trabalhar em duas tarefas simultaneamente, utilizando parcelas diferentes do processador.

Dual-core - estes processadores utilizam dois núcleos de execução reais (ou seja, não são mais dois processadores virtuais). Com isso, há a possibilidade plena de trabalho simultâneo pelo processador. Como exemplo, há os processadores Core 2 Duo, da Intel.

Quad-core - processador com quatro núcleos reais, como o Core 2 Quad, da Intel.

Clock - é a frequência com que o processador executa suas ações. Medido em GHz. O clock é dividido em clock interno (medido pelo próprio processador) e clock externo (cuja velocidade é definida pelo FSB - tipo de barramento que liga o chipset ao processador). A relação entre FSB e o processador é múltiplo - o clock interno é um múltiplo do externo.

FSB - já citado acima, esse barramento se liga em três grupos (dados, endereços e controle).

Overclock - possibilidade de alterar o barramento da placa-mãe, fazendo com que o processador trabalhe em uma forma mais rápida.

Registradores - os processadores processam uma determinada quantidade de dados por vez - atualmente, a palavra é de 64 bits, nos processadores mais novos.

ULA (Arithmetic Logic Unit) - parte do processador encarregada de processar cálculos matemáticos e lógicos.

Placa-mãe - principal placa do computador, a ela estão conectados todos os componentes de hardware: alguns de forma direta, encaixados na placa, outros através de cabos ou adaptadores. O processador está conectado a ela, obviamente.

Circuitos on-board - integrados à placa-mãe. Algumas placas de vídeo, som, modem e rede são feitas dessa forma.

Chipset - principal componente da placa-mãe, composta por dois chips, usualmente: as pontes norte e sul.

Barramentos (bus) - meios de transmissão de dados entre dois ou mais dispositivos; caminhos físicos que percorrem a placa-mãe, no qual estão conectados vários dispositivos. Se classificam em seriais (dados por um único par de fios) e paralelos (com mais fios). Barramentos podem ser também internos ou externos.

Barramentos internos - IDE, ISA (antigo, obsoleto), PCI, AGP

Barramentos externos - Porta Serial, Porta Paralela, USB, Firewire, PS/2 (utilizado por teclado e mouse), entre outros.

Plug and Play - permite que um computador detecte e configure um dispositivo de forma automática. PSI, AGP e PCI Express dão suporte. ISA e AMR não.

Memórias

Se dividem em: memórias de armazenamento (memórias secundárias), ROM (Read-Only) e RAM (Random Access).

Memórias de armazenamento: dispositivos de armazenamento permanente (disquetes, discos rígidos, CD-ROMs, DVDs, entre outros). Memória é onde fica a informação, e não o dispositivo utilizado - zip disk é memória, zip drive não. A memória de armazenamento é permanente, não se perde quando desligamos o micro. Por serem memórias magnéticas/ópticas, sua gravação e recuperação é mais lenta do que nas memórias RAM e ROM, que são eletrônicas.

Memória ROM: não é volátil, só pode ser lida, não pode ser escrita. Dividida em: ROM, PROM (Programmable ROM), EPROM (Erasable PROM), EEPROM (Electrical EPROM) e FEPROM (Flash). A BIOS é um exemplo de programa armazenado em uma EEPROM, e é responsável pela inicialização do computador.

Memória RAM: é volátil (se perde se não houver energia alimentando), armazena os programas e dados utilizados NO MOMENTO pelo computador - por isso temos de "salvar" arquivos antes de desligar o computador. É mais rápida que a memória ROM. Memória Virtual do Windows - sistema utiliza parte do HD para simular memória RAM, caso haja necessidade.

DRAM e SRAM: a DRAM é a RAM dinâmica, utilizada no que chamamos de memória RAM dos computadores. A SRAM, por ser mais cara, é utilizada menos - por ser bem mais rápida, é utilizada em memória cache (informações que o computador utiliza mais frequentemente ficam armazenadas nessa memória, por ser a de maior velocidade de acesso - isso torna o desempenho do micro muito melhor).

Memória cache: cache hit e cache miss - quando o processador solicita uma informação e ela está ou não disponível no cache.

Memórias secundárias

Disquete 3 1/2 - disco magnético, muito lento. 1,44MB de capacidade. Necessita de drive.

ZIP Drive - discos magnéticos de 3 1/2 polegadas, mais seguros que o disquete. Também precisa de um drive.

Fitas magnéticas - QIC, MC, DC - capacidade até 25 GB; DAT - capacidade até 40 GB.

CD (compact disc) - disco óptico, com capacidade de 650MB ou 741MB. Necessita de drive. Se divide em CD-R e CD-RW. A velocidade de gravação de um drive é medida em múltiplos de 150kb/s (1x).

DVD - disco óptico de maior capacidade que o CD - alguns modelos chegam a armazenar 17GB. DVD, DVD-R, DVD-RW, DVD+R.

Blu-Ray e HD-DVD - discos ópticos de maior capacidade ainda. O Blu-Ray, utilizado comercialmete, armazena até 25GB em discos de uma camada (50GB em duas camadas).

1 comentários:

Keity Francielly disse...

Muito obrigada, vai me servir muitoo

Postar um comentário

 
© 2009 | Vida de Concursando | Por Templates para Você