Roteador/montagem de redes com proxy

O roteador (router) é um equipamento caracterizado por possuir tabelas com caminhos e rotas para as informações que trafegam pelas redes.

Servidor proxy: é um tipo de servidor que atua nas requisições dos seus clientes executando os pedidos de conexão a outros servidores. Permite conectar uma rede local à internet através de um computador da rede, que compartilha sua conexão com as demais máquinas. Na conexão entre a rede interna e a rede externa, o "proxy" é quem permite às máquinas da rede interna terem acesso externo.

Vamos tentar mostrar isso, no exemplo abaixo:



Aqui, temos uma rede local de três computadores (pc1, pc2 e pc3). O IP das suas placas de rede (192.168.1.1; 1.2; 1.3), mostram que são endereços de classe C (máscara de sub-rede padrão 255.255.255.0, ou /24). Esta configuração suportaria 254 máquinas, conectadas à rede 192.168.1.0, e tendo como endereço de broadcast 192.168.1.255.

O computador pc1, na ilustração, deverá ter duas placas de rede - uma para conexão com o hub (que conectará com os outros computadores da rede local), e outra para conexão com o modem (que conectará com a internet, a rede externa). Este modem (através do provedor) fornecerá um IP para o computador pc1, que o possibilitará conectar com a Internet (no caso, 195.232.16.25). O pc1, portanto, terá dois IPs, um roteável, e o outro não-roteável.

Mas, somente o fato do pc1 estar conectado com a Internet não fará com que os computadores pc2 e pc3 possam conectar também - visto que seus IPs não são roteáveis. Deve-se fazer mais os seguintes procedimentos:

- Configurar as máquinas pc2 e pc3 para que no item "Gateway Padrão) conste o endereço da máquina pc1;
- A máquina pc1 deve ter um software de compartilhamento de acesso à Internet (o chamado proxy). Este programa "converte" o IP das máquinas pc2 ou pc3 em um IP válido para conexão.

A máquina pc1, nesse esquema, é o chamado "gateway".

0 comentários:

Postar um comentário

 
© 2009 | Vida de Concursando | Por Templates para Você