Sistema Monetário Europeu

União Econômica e Monetária (UEM)

Estabelecida pelo Tratado de Maastricht em três fases:

- Primeira Fase: entre julho de 1990 e 31 de dezembro de 1993. Caracterizou-se pela eliminação de todas as barreiras internas à livre circulação de capitais dentro da União Europeia.

- Segunda Fase: começou em 1º de janeiro de 1994. Caracterizou-se pelo estabelecimento do Instituto Monetário Europeu (antecessor do Banco Central Europeu), a proibição do financiamento do setor público pelos BCNs.

- Terceira Fase: iniciou-se no dia 1º de janeiro de 1999, tendo como característica a transferência da competência monetária para o Eurosistema, e a introdução do Euro.

Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC)

É composto pelos bancos centrais nacionais da UE e pelo BCE. Os bcns dos Estados-Membros que não participam da área do Euro (Dinamarca, Reino Unido e Suécia) podem levar a cabo suas próprias políticas monetárias nacionais, mas não podem tomar parte no processo de decisão e execução da política monetária da área do Euro.

O Eurosistema: formado pelos bancos centrais nacionais da área do Euro, mais o BCE. Tem como objetivo primordial a manutenção da estabilidade dos preços.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© 2009 | Vida de Concursando | Por Templates para Você