Organismos da União Europeia

Parlamento Europeu: seu principal trabalho consiste em aprovar legislação europeia - esta responsabilidade é dividida com o Conselho da UE. O Parlamento e o Conselho também partilham a responsabilidade comum de aprovar o orçamento anual da UE (100 bilhões de euros).

Conselho da União Europeia: constituído por ministros dos governos nacionais dos Estados-Membros da UE.

Comissão Europeia: representa e defende os interesses da Europa no seu conjunto, e é independente dos governos nacionais.

Tribunal de Justiça: assegura que a legislação da UE seja interpretada e aplicada da mesma maneira em todos os Estados-Membros da UE, garantindo assim que a lei seja igual a todos. Há um juiz para cada Estado-Membro formando o TJ.

Tribunal de Contas: confere se os fundos da UE, financiados pelos contribuintes, são utilizados de forma legal, econômica e para os objetivos previstos.

Comitê Econômico e Social Europeu: seus 344 membros representam uma ampla gama de interesses. Organismo consultivo, que pronuncia-se sobre decisões da UE relativas a emprego, despesas sociais, formação profissional, entre outros.

Comitê das Regiões: consultado antes da tomada de decisões da UE que impactem diretamente em temas como transportes, saúde, emprego ou educação.

Banco Central Europeu: em Frankfurt, tem como responsabilidade a gestão do euro.

Banco Europeu de Investimento: empresta dinheiro para projetos de interesse europeu, em especial nas regiões menos desenvolvidas. Concede também empréstimos aos países candidatos e em via de desenvolvimento.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© 2009 | Vida de Concursando | Por Templates para Você