União Europeia (revisão e ii)

Revisando conceitos da União Europeia:

Países, com ordem de entrada: Luxemburgo, Bélgica e Holanda (1948); Itália, França e Alemanha (1951) - firmaram o Tratado de Paris; Reino Unido, Irlanda e Dinamarca (1973); Grécia (1981); Espanha e Portugal (1986). Estes países formaram o núcleo original da União Europeia, criada através do Tratado de Maastricht, de 1992. É a chamada UE-12 (EU-12).

Após a criação da UE, tivemos mais 15 países que ingressaram na União:

Em 1994, Áustria, Suécia e Finlândia ingressaram, formando 15 países; em 2004, a maior expansão na trajetória da UE: Estônia, Letônia e Lituânia (os bálticos), Chipre e Malta (ilhas mediterrâneas), Hungria, Polônia, Eslovênia, República Tcheca e Eslováquia (oriundos da antiga Cortina de Ferro); em 2007, Romênia e Bulgária aderiram.

Croácia, Macedônia e Turquia são as atuais candidatas à adesão - com maior chance para as duas primeiras, em curto prazo.

Estrutura da União Europeia: O Modelo dos Três Pilares

O primeiro pilar é formado pelas três comunidades europeias (C(E)E, CEEA e CECA), reforçadas e ampliadas com a União Econômica e Monetária. Com a criação da UE, a CEE passou a designar-se CE (Comunidade Europeia).

O segundo pilar é formado pela cooperação no domínio da Política Externa e de Segurança Comum.

E o terceiro pilar é formado pela cooperação policial e judiciária, simplificando e acelerando a cooperação entre os Estados-Membros.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© 2009 | Vida de Concursando | Por Templates para Você