Malware

Malware é um termo geralmente aplicado ao se referir a qualquer software desenvolvido para causar danos em computadores, servidores ou redes de computador, isso independentemente do software ser um vírus, um trojan, ou outros.

Spyware

Termo utilizado para uma grande categoria de softwares que tem o objetivo de monitorar atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros. Basicamente, são programas de 'espionagem'.

Adware

É um tipo de software especificamente projetado para apresentar propagandas.

Cavalo de Tróia (Trojan Horse)

É um programa, normalmente recebido como um "presente", que além de executar funções para as quais ele foi projetado, executa funções maliciosas e sem o conhecimento do usuário, como a instalação de keyloggers, furto de senhas e outras informações sensíveis, e inclusão de backdoors.

Backdoor

Porta dos fundos. É uma porta aberta no sistema, não documentada, que permite ao criador ter acesso ao sistema, de forma legítima ou não.

Keylogger

Programa capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário.

Screenlogger

Programa capaz de capturar e armazenar as telas acessadas pelo usuário.

Ransonware

São softwares maliciosos que, ao infectarem um computador, criptografam parte ou todo o conteúdo do disco rígido. Os responsáveis pelo software exigem da vítima um pagamento pelo "resgate" (em inglês "ransom") dos dados. Ferramentas de extorsão.

Vírus

Programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga infectando (inserindo cópias de si mesmo) e se tornando parte de outros programas e arquivos de um computador. Depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro para que se possa tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção.

Worms

Um programa capaz de se propagar automaticamente, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Não embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, nem necessita ser executado explicitamente para se propagar.

Phishing Scam

É uma forma de engenharia social (tentativas de adquirir informações sensíveis, como senhas e cartões de crédito), ao se fazer passar como uma pessoa confiável ou uma empresa enviando uma comunicação oficial.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© 2009 | Vida de Concursando | Por Templates para Você