Estatística Básica: revisão de conceitos (i)

Estatística é a ciência que se dedica à coleta, organização, apresentação, análise e interpretação de dados de forma a permitir uma tomada de decisão.

População (Universo) é o conjunto de elementos que possuem ao menos uma característica em comum, denominada variável, que pode ser discreta ou contínua. Há duas formas de se estudar uma população: Censo ou Amostragem.

Censo: quando todos os elementos da população estão inclusos na pesquisa estatística.

Amostragem: quando uma parcela da população (a amostra) é pesquisada. Ocorre quando o censo é inviável ou mesmo impossível.

Variáveis e Atributos: variáveis são os elementos que colhemos em uma pesquisa estatística. Representada pela letra X. Variáveis quantitativas e qualitativas: as quantitativas podem ser expressas em um valor numérico, enquanto as qualitativas (Atributos) não o podem.

Variáveis Aleatórias, Discretas e Contínuas

Variável Aleatória é o resultado de uma função cujo valor é um número determinado pelo resultado de uma experiência aleatória. Podem ser de dois tipos:

Discretas: as que obtemos por contagem (variáveis que tomam valores num conjunto finito ou infinito, mas numerável). Exemplo seria quando jogamos dados - o resultado sairá de uma variável com valores em um conjunto finito (1,2,3,4,5,6);

Contínuas: obtidas por mensuração (podem tomar qualquer valor real num intervalo). Medir o peso ou a altura de uma pessoa ao acaso.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© 2009 | Vida de Concursando | Por Templates para Você