Estatística Básica: revisão de conceitos (ii)

Organização de dados estatísticos

Quadros e tabelas: são ferramentas para apresentação de dados de modo conciso. Tabelas são utilizadas para apresentar dados numéricos, quadros para informações textuais.

Distribuição de frequências: uma maneira de apresentação tabular, na qual a variável sob estudo está subdividida em classes.

Intervalos de classe: delimitam os limites inferior e superior de cada classe. Podem ser abertos ou fechados à esquerda (limite inferior) ou abertos ou fechados à direita (limite superior). Os símbolos para aberto (valor não incluso) e fechado (valor incluso) são respectivamente ( ------ e |------| ).

Ponto médio: é a média aritmética dos limites inferior e superior da classe.

Frequências absolutas e relativas: a absoluta equivale ao número de ocorrências dos valores compreendidos entre os limites inferior e superior da classe. A relativa é a divisão da absoluta de uma classe pela frequência total (soma de todas as absolutas), expressa ou em porcentagem ou em índice.

Frequências acumuladas: crescentes ou decrescentes, expressam a soma de todas as frequências menores que ou maiores que um determinado limite de classe.

Gráficos

Barras e Colunas: usadas para visualizar dados agrupados por ponto. Barras são horizontais, colunas verticais.

Histogramas: usados para representar dados agrupados em distribuições de frequências.

Polígonos de Frequências: união dos pontos médios dos topos de cada retângulo do histograma.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© 2009 | Vida de Concursando | Por Templates para Você